Clinica-Lirah-Endometriose

O que é Endometriose?

Em março celebramos o mês de conscientização da endometriose. Por isso esse mês vamos falar aqui no site, mas também no Facebook e Instagram. sobre esta doença que pode atingir 15% das mulheres entre 15 e 45 anos!

 

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

A endometriose é uma condição em que o endométrio (tecido que reveste o útero) cresce em outras regiões do corpo. Geralmente o tecido começa a crescer em outras partes da região pélvica (como no ovário ou no intestino), mas pode inclusive ir para outras regiões.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA ENDOMETRIOSE?

A principal queixa é dor, que se faz mais presente no período menstrual e/ou relações sexuais com penetração. Mas a endometriose também é uma das principais causas de infertilidade feminina e quando não tratada pode causar câncer nos ovários.

QUE EXAMES SE FAZ PARA ENDOMETRIOSE?

Muitas vezes as dores da endometriose são confundidas com uma cólica forte e acabam sendo não diagnosticadas. Por isso converse com seu ginecologista, e ele pode pedir exames de ultrassom para confirmar.

ENDOMETRIOSE TEM CURA?

Não há uma cura total. Há tratamentos da endometriose com medicamentos para o controle da dor, e intervenções cirúrgicas. O DIU Mirena também é usado em alguns casos.

A cirurgia de endometriose mais comum é laparoscopia. Converse com seu médico para saber qual a melhor opção para você.

Ficou com dúvidas ainda? Escreva para nós clinicalirah@gmail.com , ou marque uma consulta: 11 3805-0800 / 11 99346-6088

Imagem de capa: @tifalia.illustration

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Clinica-Lirah-Endometriose

O que é Endometriose?

A endometriose é uma condição em que o endométrio (tecido que reveste o útero) cresce em outras regiões do corpo. Geralmente o tecido começa a crescer em outras partes da região pélvica…

Leia Mais »