TIPOS de DIU

Tipos de DIU

O DIU pouco a pouco volta a ser um método anticoncepcional procurado pelas mulheres, por ter poucas contra indicações, e ser um dos métodos mais eficazes que existe (cerca de 99% de eficácia).

 

O QUE É O DIU?

DIU é uma sigla que traduz para Dispositivo Intra Uterino. Ele é um pequeno objeto em formato de T que introduzido no útero impede a fecundação do óvulo.

 

COMO É COLOCADO O DIU?

O Diu deve ser colocado por um ginecologista. O procedimento pode ser feito no próprio consultório, mas se a mulher tiver um baixo limiar de dor, ele pode ser colocado em hospital com anestesia local. Tipos de DIU.

São 4 os tipos de DIU disponíveis no mercado.

 
1. DIU de cobre (Tradicional):

É o DIU tradicional, mas que, claro, foi passando por refinamentos e melhorias ao longo das décadas. A mulher segue ovulando normalmente com esse método, que funciona porque o cobre inibe a mobilidade do espermatozóide evitando a fecundação, além alterar a qualidade da parede uterina impedindo uma eventual implantação do óvulo. Ele tem uma validade de cerca de 10 anos.

 
2. Mini DIU de Cobre:

Seu funcionamento é igual ao DIU tradicional. A diferença é que ele é menor, e por isso indicado para adolescentes e/ou mulheres que não testaram filhos (sim, mulheres que não tiveram filhos podem usar DIU, vamos falar mais sobre isso no próximo post).

 
3. DIU Hormonal (DIU Mirena):

Já o Mirena é um DIU que libera pequenas doses do hormônio levonorgestrel (progesterona) no útero. Ele é muito procurado por mulheres que gostariam de tomar pílula, mas possuem contra indicação de estrogênio. Ele funciona deixando o endométrio fino, impedindo a implantação do óvulo. Também por isso, 6 a cada 10 mulheres que possuem este DIU param de menstruar (diferentemente do DIU de cobre que tende a aumentar o fluxo menstrual e a cólica). A validade dele é 5 anos e é preciso fazer um controle anual.

 
4. DIU de Prata e Cobre:

Esse é o DIU mais recente. Ele veio para combater algumas das desvantagens do DIU tradicional: aumentar o fluxo menstrual e a cólica. A validade é de cerca de 10 anos. Para saber qual DIU é mais indicado para você, consulte seu ginecologista.

 

Para marcar uma consulta com a equipe da Clínica Lirah, entre em contato: 11 3805-0800 / 11 99346-6088 / clinicalirah@gmail.com

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Clinica-Lirah-Endometriose

O que é Endometriose?

A endometriose é uma condição em que o endométrio (tecido que reveste o útero) cresce em outras regiões do corpo. Geralmente o tecido começa a crescer em outras partes da região pélvica…

Leia Mais »
DIU Mirena

DIU Mirena

Ele é indicado não apenas como método contraceptivo (para prevenir uma gravidez), como também pode ser usado por mulheres que possuem um fluxo menstrual muito intenso ou em caso de endometriose

Leia Mais »